sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Procura-se barriga de aluguer para clonar Neandertal


Professor de Harvard procura 'barriga de aluguel' para conceber Neandertal
George Church em uma revista disse que seria possível clonar bebê de Neanderthal em nossa vida. Ele também acrescentou que o uso de células-tronco seria benéfico para a sociedade. 

O cientista George Church quer reviver um exemplar da raça, extinta há milhares de anos, com DNA artificial

Parque dos Dinossauros? Que tal "Parque dos Neandertais"? Um professor de Harvard, George Church, quer trazer nossos 'parentes', extintos há milhares de anos, de volta à vida, usando DNA artificial. E, para isso, ele precisa de uma corajosa mulher que tope ser barriga de aluguel e dar à luz a um pequeno neandertal.

Church pertence à Escola de Medicina de Harvard, e é um dos geneticistas mais famosos do mundo. Ele acredita que a análise que fez em ossos de neandertais é suficiente para que ele possa reconstruir o DNA dessa raça e trazer um deles ao nosso mundo. Ele afirma que não sabe se o plano irá funcionar, mas está disposto a testar sua teoria.

"Agora eu preciso de uma mulher aventureira", contou Church à revista alemã Der Spiegel.
Para gerar seu embrião, Church iria criar um DNA artificial baseado em códigos genéticos incompletos, encontrados em ossos de neandertais (a técnica é parecida com a apresentada em Parque dos Dinossauros). Esse DNA seria, então, colocado em células-tronco. Depois, essas células seriam injetadas em um embrião humano, em seus primeiros estágios de desenvolvimento, que se tornaria um neandertal.

Church acredita que neandertais, apesar de extintos há 33 mil anos, tinham cérebros tão sofisticados quanto os nossos. Segundo ele, eles começaram a usar ferramentas na mesma época em que humanos e podem ter cérebros com potencial até maior.

Especialistas em bioética já estão em alerta - o bebê neandertal poderia ter deformidades, além de não ter imunidade suficiente para sobreviver no mundo atual, sem falar nos riscos que a gravidez traria à 'mulher aventureira'. Isso sem falar em como o mundo trataria um bebê neandertal. "Não é justo colocar, deliberadamente, uma pessoa em um mundo na qual ela não seria aceita, seria temida e motivo de piada", conta o especialista em bioética da Universidade do Colorado, Bernard Rollin.


por Redação Galileu



Via Independent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.