sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Otimismo. Abra a mente para pensamentos positivos e aprenda a lidar com problemas


Abra a mente para pensamentos positivos e tenha sucesso na vida
O pensamento positivo traz flexibilidade para lidar com os problemas e pode evitar doenças

Pense positivo”. Essa é uma frase que sempre ouvimos quando as coisas não andam muito bem. Mas será que ser uma pessoa positiva pode trazer algum benefício? Os psicólogos apostam que sim.

Pessoas que têm pensamento positivo veem nos problemas um estímulo. E está comprovado que bons pensamentos podem nos ajudar a ter sucesso na vida. Além disso, ele funciona como um fator de proteção e diminui as chances de uma depressão.

“A psicologia tem demonstrado que o pensamento positivo está ligado ao bem-estar e à qualidade de vida”, reforça o psicólogo Adriano Jardim. Ele diz, ainda, que pessoas negativas estão sujeitas a estresse, crise de ansiedade e depressão.


Segundo o psicólogo, o pensamento positivo é uma das características da resiliência. “Ela é a capacidade de flexibilidade e de enfrentamento das dificuldades. De lidar com o fracasso e, acima de tudo, enfrentar obstáculos”, diz, acrescentando, ainda, como outras características, o autoestímulo, a pró-atividade, a autoestima, o jogo de cintura, o conformismo e a aceitação.

Vida saudável

Para quem encara a vida com otimismo, destaca a psicóloga e professora universitária Cristiane Palma, a atitude positiva é algo natural. “Uma pessoa positiva já acorda de bom humor, faz coisas com vontade, tem amor à vida, se sente grata por estar viva, gosta de ajudar e se encanta com detalhes”.

Os psicólogos afirmam que o segredo pode estar também na atividade física e  nos alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, mel, azeite, castanhas e proteínas. Mas, sem dúvida, o segredo passa por questões interiores: “Gostar de si mesmo, das coisas que é capaz de fazer e de tudo de bom que já fez, fazer o bem sem querer reconhecimento por isso, entre outros”, reforça Cristiane Palma.

Para quem não é, mas quer se tornar positivo, há esperanças. “Detecte o momento em que você tende a ser negativo, e busque a razão por que faz isso. Se não conseguir sozinho, procure ajuda profissional. Outra maneira é tentar descobrir o lado bom da situação. Podemos aprender, crescer e amadurecer com as experiências difíceis da vida”, afirma a psicóloga da Unimed Vitória Luciley Santos.

10 dicas para deixar de ser negativo

1 Pense positivo. Esteja aberto ao mundo e às experiências. Atitudes positivas sempre geram condições positivas. Bom humor e alegria fazem parte das trajetórias de vencedores. Espere sempre o melhor. E receberá!

2 Encare desafios. Nenhum sucesso real é alcançado sem que dificuldades sejam vencidas. Aquilo que vem fácil vai fácil. O difícil implica superação. E superação é a marca do desenvolvimento.

3 Poupe julgamentos  O que você vale é o que você é. Nenhum percalço ou dificuldade pode abalar a sua autoestima. Porque ela não deve se basear em uma vitória ou derrota circunstancial.

4 Seja flexível. O motivo da sobrevivência da nossa espécie se deu principalmente pela nossa capacidade de adaptação. Fazer as coisas sempre iguais  é o 1º passo para o estresse e o mau humor.

5 Tenha atitudes saudáveis. Alimentação leve, exercício físico moderado, boas horas de sono, trabalho e lazer equilibrados, satisfação com o que se faz, e boa vontade com a família são a receita para a longevidade. Pode apostar... e viverá muito!

6 Aposte na comunicação. Ninguém tem obrigação de saber o que se passa na cabeça dos outros. Vivemos em sociedade, e o seu direito fica afirmado quando você se preocupa com o do outro. Ao se deparar com pessoas estressadas, responda-as com um aperto de mão  ou um gesto de cooperação. Você pode se surpreender com as reações positivas!

7 Não bloqueie os sentimentos.  Há pessoas que guardam no peito toda a intensidade da vida. Não se surpreenda se um dia o coração  cobrar por tanto aperto! Encontre a medida, permitindo-se sentir, e fale sempre olhando nos olhos dos outros. Você encontrará sempre conforto no olhar sincero que lança aos outros.

8 Faça amizades.  Cultive as relações. Elogie, faça gentilezas, coopere e esteja sempre disposto a compreender e perdoar. As redes de apoio sociais são um importante fator de proteção. Quem tem amigos tem tudo!

9  Deixe o passado no passado. Não se julgue eternamente. Faça o seu melhor. Se não for suficiente, esteja pronto para liberar a memória dos pensamentos negativos. Culpa e autoindulgência são as duas faces da mesma moeda de quem vive no passado. Cada nascer de sol anuncia um novo dia e uma nova oportunidade para ser feliz.

10. Viva o hoje intensamente  Agarre cada oportunidade e esteja aberto a experimentar aquilo que o destino lhe trouxe naquele exato momento: vergonha, dor, exaltação, felicidade, preocupação, ternura e êxtase fazem parte da matéria-prima da vida. Não se prive dela! Aceite-a e sinta-se vivo!

Fonte: A Gazeta



Pensamento positivo protege o coração, segundo pesquisa
 

Manter o pensamento positivo reduz o risco de ataque cardíaco, derrame e outros problemas cardiovasculares, segundo um estudo da Universidade Harvard, divulgado nesta terça-feira (17) na revista científica “Psychological Bulletin” .

"Nós descobrimos que fatores como otimismo, qualidade de vida e felicidade estão associados ao menor risco de AVC (acidente vascular cerebral) sem contar com fatores como idade, status socioeconômico, peso e se é fumante”, diz Julia Boehm, autora do estudo realizado no Departamento de Sociedade, Desenvolvimento Humano e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard.Segundo a Associação Americana do Coração, mais de 2.200 americanos morrem de doenças cardiovasculares a cada dia, em uma média de uma morte a cada 39 segundos. Uma a cada 18 mortes de norte-americanos é decorrência do derrame.

“Por exemplo, as pessoas mais otimistas têm aproximadamente 50% menos risco de ter um problema cardiovascular comparado aos menos otimistas”, diz Boehm. O estudo ainda mostra que fatores como otimismo podem ajudar a evitar a progressão da doença.

A pesquisadora também constatou que pessoas que levam em conta a qualidade de vida têm comportamentos mais ligados à preservação da saúde, ou seja, se exercitam e dorme mais e têm uma dieta mais balanceada, o que resulta em pressão arterial e peso menores.

"Essas descobertas sugerem que enfantizar os pontos fortes psicológicos ao invés de simplesmente atenuar os déficits pode melhorar a saúde cardiovascular", disse Laura Kubzansky, co-autora do estudo.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.