domingo, 11 de novembro de 2012

10 “superalimentos” que ajudam a emagrecer


10 “superalimentos” que ajudam a emagrecer

A maioria das dietas é praticamente uma lista de restrições, com alimentos que não devem ser consumidos. O efeito psicológico é que geralmente ficamos tão focados no que não devemos consumir, que acabamos sabotando a dieta. editora  da revista SELF, Lucy Danziger, autora de um livro para quem quer perder peso, “The Drop 10 Diet”, resolveu se concentrar no que ela gostaria de comer como uma abordagem alternativa.
Ela chamou de “superalimentos” alimentos que “dão um retorno”. Como ela é triatleta, ela se focou em alimentos ricos em fibras, proteínas e nutrientes importantes. O efeito colateral foi a perda de 11 kg em menos de seis meses de dieta.
Os superalimentos não são novidade: a expressão foi inventada pelo dr. Steven Pratt, em 2004, no livro “SuperFoods Rx: Fourteen Foods That Will Change Your Life” (“Receita de Superalimentos: Catorze Alimentos Que Vão Mudar Sua Vida”), e os alimentos devem ter três qualidades para entrar na lista: precisam ser fáceis de encontrar, devem ter nutrientes que aumentam a longevidade, e seus benefícios devem ser comprovados em trabalhos científicos.
Em seu site, Pratt lista salmão, brócolis, espinafre, cerejas e chá verde como seus favoritos. O SuperFoodsRx.com tem mais 20 exemplos.
Entretanto, apenas passar a comer superalimentos não vai lhe fazer emagrecer, nem lhe oferecer um “passe livre” para comer até não aguentar mais. De fato, a perda de peso não é o objetivo da dieta de superalimentos, mas sim um efeito colateral desejável.
Veja os 10 alimentos selecionados por Danziger:
1 – MIRTILOS
Estudos demonstraram que as bagas ajudam a combater câncer e baixar colesterol, entre outros benefícios, e todas as frutas desta categoria, incluindo framboesas, morangos e amoras, tem antioxidantes e fitonutrientes. Podem ser congelados para consumo regular.
2 – SALMÃO
O salmão é rico em ácidos graxos com ômega-3, que baixam bastante o risco de doenças cardíacas, segundo vários estudos. Além disso, o ômega-3 diminui a inflamação e reduz a taxa de acúmulo de placas nas paredes arteriais. O salmão é também uma boa fonte de proteína magra.
3 – OVOS
Um café da manhã rico em proteínas é uma boa maneira de manter a fome sob controle durante o dia. Os ovos são ricos em colina, um nutriente que ajuda a bloquear a absorção de gordura pelo fígado. A colina também ajuda a evitar a perda de memória.
4 – AMÊNDOAS
Muitas dietas mantém as amêndoas e castanhas à distância por causa da alta quantidade de calorias e gordura, mas estudos apontam que comer um punhado delas várias vezes por semana pode ajudar a perder peso e evitar doenças cardíacas. As amêndoas em particular contém muita gordura monoinsaturada e fibra.
5 – CHÁ VERDE
Manter-se hidratado evita que coma demais sem pensar, e se você escolher beber chá verde, você também vai aumentar o metabolismo, o que queima mais gordura. Além disso, os antioxidantes encontrados no chá verde ajudam a evitar o câncer.
6 – BRÓCOLIS
O brócolis é um dos alimentos com maior densidade de nutrientes, com somente 30 calorias por xícara. Isto significa que o alimento lhe dará saciedade, além de polifenóis, antioxidantes que eliminam substâncias que danificam as células. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) há muito apontam as qualidades de prevenção e combate ao câncer do brócolis.
7 – QUINOA
A quinoa é o grão integral mais popular da atualidade, e também contém uma boa dose de proteína que ajuda a construir a musculatura. A inclusão de qualquer tipo de grão integral na dieta – da cevada ao arroz integral – ajuda a perder peso, por que dá a sensação de saciedade com menos calorias.
8 – IOGURTE
Laticínios magros são uma parte importante de qualquer dieta focada em superalimentos. Estudos demonstram que as mulheres que consomem aproximadamente 1.400 mg de cálcio por dia queimam mais gordura que as que não consomem laticínios. O iogurte, em particular, ajuda a diminuir a produção do cortisol, um hormônio que torna o metabolismo mais lento.
9 – FEIJÃO
O feijão é um alimento mágico: quanto mais você come, mais perde peso. Feijão-preto, marrom, branco e garbanzo (também conhecidos como grão-de-bico) estão todos na lista de superalimentos por causa das fibras e proteínas que contêm. Eles vão deixar você saciado e fornecer proteínas para os músculos sem a gordura que a carne pode acrescentar a sua refeição.
10 – CHOCOLATE AMARGO
Os pesquisadores apontam que comer chocolate não vai deixar você magro, mas os benefícios ao coração proporcionados pelo chocolate amargo já são conhecidos. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ajudar a consumir calorias. E alguns especialistas acreditam que a cafeína do chocolate pode aumentar a taxa metabólica. De qualquer forma, consuma porções pequenas, que podem ajudar a vencer os desejos sem sobrecarregar o corpo com açúcar.[CNN Health]


Para emagrecer largue apenas um tipo de alimento


Emagrecer parece ser um processo complicado, as dietas todas parecem meio malucas e o resultado, muitas vezes, está longe de ser o esperado. Mas você pode simplificar as coisas eliminando apenas um alimento prejudicial do seu cardápio.
Doces, pão branco, queijo, cerveja e outras bebidas alcólicas, se eliminados, podem fazer você perder peso rapidamente. De acordo com nutricionistas, cortar apenas um desses itens não parece um sacrifício tão grande e pode fazer com que você consuma centenas de calorias a menos por dia. O resultado cumulativo durante meses pode ser bem maior do que você pensa.
Confira quantas calorias você pode cortar eliminando algum desses alimentos de sua dieta:
  • Balas e outros docinhos – você pode consumir, no mínimo, 300 calorias a menos por dia se evitar balas e outros docinhos (especialmente aquelas mais molinhas, recheadas). Elas são, praticamente açúcar puro e não oferecem nenhuma saciedade, não enchem o estômago. Como são digeridas rapidamente também fazem com que você queira cada vez mais doces. Lógico que você não precisa cortar totalmente qualquer doce, mas consumir cada vez menos e os menos calóricos.
  • Álcool – se você deixar de tomar duas latas de cerveja estará deixando de ingerir 300 calorias. Você sabia que o número de calorias em uma caipirinha é o equivalente a um daqueles pacotes de M&M’s de amendoim? Além disso, quando você bebe em uma festa tende a comer mais, para acompanhar. E, em uma ressaca, você vai querer forrar o estômago para que o mal estar passe. Subitamente aquelas 300 calorias das duas cervejas já foram multiplicadas.
  • Pão branco – cortando o pão branco você elimina mais de mil calorias por dia (se você come pão no café, no lanche e para acompanhar a sopa no jantar). Uma fatia de pão branco é equivalente a um pirulito. Também é feito, essencialmente, de açúcar (embora não seja doce). O pão branco é digerido facilmente, mas suas calorias não e elas acabam se acumulando e formando gordura. Evitar o pão branco é difícil, então os nutricionistas sugerem que você o substitua por um “colega” mais saudável, como um pão integral. Além disso, comendo menos pão você come menos manteiga, queijo e outros “recheios”.
  • Queijo – dependendo do tipo de queijo, um pedaço do tamanho de um dado pode conter cerca de 100 calorias. Para ajudar na visualização, pense no queijo como um grande tijolo de achocolatado, afinal a quantidade de calorias é basicamente a mesma. Como agravante, o queijo é considerado um aperitivo e o comemos antes das refeições. Além disso, o queijo não é um alimento que vá trazer muitos benefícios para sua saúde, ele é quase pura gordura. E nós só nos sentimos satisfeitos quando comemos alimentos fibrosos, com muita água e proteína. O queijo não é nenhuma dessas coisas, então é mais difícil de nos sentirmos saciados. E se você gosta de comer pão com queijo, já mata duas fontes de calorias de uma só vez.
  • Carne vermelha – Se você trocar o bife por um filé de peixe ou de peito de frango pode estar ingerindo até 200 calorias a menos. E quando falamos de bife não dá nem para saber qual é o tamanho médio de um. Os nutricionistas consideram o bife “padrão” do tamanho de um iPod Touch. A carne vermelha tem mais gordura saturada e além de ser mais calórica, ela também aumenta o risco de ataques cardíacos. Para não eliminar completamente a carne vermelha, coma só quando for a restaurantes e, mesmo assim, tente comer moderadamente.
Se você ainda não está pronto para desistir de um desses alimentos tente essas dicas:
  • Não coma alimentos industrializados por alguns dias. Isso fará com que você coma mais frutas e vegetais.
  • Evite geléias e outras coisas calóricas feitas para passar no pão.
  • Coma peixe em vez de carne. Além de menos calorias, o peixe possui ômega 3, que é ótimo para o colesterol e para seu organismo. [MSNBC]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.